Revista Adolescência e Saúde

Revista Oficial do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente / UERJ

NESA Publicação oficial
ISSN: 2177-5281 (Online)

Quem Somos

Untitled Document

O Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA) foi criado em 1974 e desde então é o setor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro responsável pela atenção integral à saúde do adolescente e conta com mais de uma centena de profissionais que atuam nas mais diversas áreas da saúde. Em seus três níveis de atenção, divisão que facilita o tratamento dos adolescentes atende, anualmente, a mais de 45 mil pacientes. Se tudo começou em duas enfermarias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, hoje a estrutura do NESA abarca uma enfermaria para internações e um conjunto de ambulatórios localizado no pavilhão Floriano Stoffel, além de outras salas de atendimento na Policlínica Piquet Carneiro.

Em sua trajetória de mais de 35 anos caracterizada pela inovação, pela abertura de novos caminhos e pela busca constante de novos parceiros dentro e fora das Universidades, o NESA tornou-se um centro de referência nacional e internacional de treinamento e consultoria.

Em 2004, foi lançada a revista Adolescência & Saúde, periódico cientifico oficial do NESA, veiculado trimestralmente, que conta com distribuição nacional. Dessa forma, divulga e compartilha experiências relacionadas à saúde dos adolescentes.

Em 2007, foi criado o Adolesce Rio, grupo interinstitucional de estudo sobre a saúde do Adolescente do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a integração entre os diversos serviços ligados à saúde do adolescente, incentivando a comunicação, a colaboração, o intercâmbio de experiências, a otimização de recursos e o apoio à revista Adolescência e Saúde.

Após seis anos, a revista Adolescência & Saúde foi classificada pelo CAPES como Qualis B5. Ou seja: recebeu sua certidão de nascimento como um periódico cientifico.

A missão estabelecida, quando do primeiro número, era a de permitir a circulação e a divulgação dos conhecimentos e experiências de todos os profissionais que trabalham com adolescentes e queiram contribuir para que possam ter uma vida saudável. Graças a um bom conteúdo, conseguimos o já referido reconhecimento do CAPES. Graças a bons parceiros e a excelentes colaboradores, podemos ampliar nosso leque de contribuição científica.

Nessa nova fase da Adolescência & Saúde, que contamos com o www.adolescenciaesaude.com, pretendemos, aumentar nossa rede de colaboradores, integrar os profissionais que trabalham com adolescentes e ser mais um instrumento facilitador de comunicação entre os adolescentes e a comunidade científica. Assumimos, portanto, este novo desafio e contamos com vocês para trabalharmos em busca de conteúdos científicos de excelência na área da saúde do adolescente.

Voltar Topo Topo Imprimir
GN1 © 2004-2017 Revista Adolescência e Saúde. Fone: (21) 2868-8456 / 2868-8457
Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente - NESA - UERJ
E-mail: secretaria@adolescenciaesaude.com