Revista Adolescência e Saúde

Revista Oficial do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente / UERJ

NESA Publicação oficial
ISSN: 2177-5281 (Online)

Vol. 14 nº 4 - Out/Dez - 2017

Editorial Imprimir 

Páginas 7 a


Compartilhando saberes e expandindo fronteiras

Sharing knowledge and expanding borders

Compartiendo saberes y expandiendo fronteras


Autores: Evelyn Eisenstein

PDF Português            



Como citar este Artigo

Ler, escrever, refletir, apresentar, publicar, trocar conhecimentos e saberes são processos construtivos de expansão profissional, para além do próprio centro do "eu" em direção ao universo mais amplo do "nós". O aprofundamento de tantas questões envolve as diversas práticas das pesquisas, leituras e revisões do dia a dia, além do tempo de compromisso, dedicação e determinação em superar obstáculos e equilibrar idéias individuais dentro de um trabalho de equipe. Compartilhar os resultados, disseminar as novidades e abrir o leque de alternativas futuras traz sempre a alegria de expandir fronteiras e mais inspirações para prosseguir na trajetória profissional, através de outros círculos e associações.

Esta tem sido parte da trajetória de nossa Revista Adolescência & Saúde, já com 14 anos de trabalho, e transmissão on-line desde 2010, com 628 artigos científicos já publicados. No período entre 01/03/2010 a 31/10/2017, o site da Revista recebeu um total de 3.539.971 acessos.

No último ano, englobando o período de 31/10/2016 a 31/10/2017, fomos acessados por profissionais de 3.665 cidades, no Brasil e no mundo e por 163 países diferentes. Sempre atravessando fronteiras em congressos nacionais e internacionais.

Como exemplo da disseminação de conhecimento na área podemos ressaltar o Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria, com membros associados de oito estados Brasileiros que estiveram apresentando palestras e conferências, além da supervisão dos trabalhos de pesquisas, sobre temas "Eu cuidando do Futuro do Brasil", durante o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria realizado nos dias 10 a 14 de Outubro de 2017, em Fortaleza, Ceará (Para mais informações, acesse o site: www.sbp.com.br).

O corpo editorial da Revista Adolescência & Saúde esteve também representado e presente no ADOLECA, que reuniu profissionais de saúde de 20 países da América Latina e Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá e Austrália, com o tema "Para a vida e para o Futuro", durante o IV Congresso Cubano de Saúde Integral da Adolescência, em conjunto com o VII Seminário de Adolescência e Juventude de Ibero América, Itália e Caribe - CODAJIC - e o I Simpósio Internacional para a Formação dos Futuros Pais, com apoio da UNFPA, UNICEF e OMS-OPS e que foi realizado nos anfiteatros de dois hospitais universitários, nos dias 23 a 27 de Outubro de 2017, em Cienfuegos, Cuba. A presidente do evento foi a Dra. Francisca Cruz Sanchez, nossa colaboradora e autora de artigos já publicados em nossa revista (Para mais informações, acesse o site: www.codajic.org).

Ocorreu também a realização do evento da IAAH, International Association for Adolescent Health, com o tema "Investindo em Saúde dos Adolescentes: o Futuro é Agora", em New Delhi, Índia, nos dias 27 a 29 de Outubro de 2017, com representação de vários países, principalmente da Ásia, com apoio da OMS e de várias fundações que contou com a presidência da Dra Susan Sawyer (da Austrália) e Dr Sunil Mehra (da India) (Para acesso as palestras online em Inglês vide site: www.iaah2017congress.org).

A conferência da Dra. Tamera Coyne-Beasley sobre a nova gestão como presidente da Society for Adolescent Health and Medicine (SAHM) durante a abertura do evento que ocorreu em New Orleans, Estados Unidos, nos dias 8 a 11 de Março de 2017, foi publicada no Journal of Adolescent Health (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1054139X17303075) e com a permissão autoral e editorial, foi traduzida para o Português, e está sendo publicada em nossa Revista, com muita honra e alegria.

São estes alguns exemplos da importância de se compartilhar saberes em redes e se dedicar à causa da saúde das populações de adolescentes, nosso melhor investimento no futuro, e assim expandir as fronteiras para um mundo melhor. Nesta edição, trazemos vários exemplos que servirão como sementes a serem cultivadas por todos nós.


Evelyn Eisenstein - Editora científica
adolescencia adolescencia adolescencia
GN1 © 2004-2018 Revista Adolescência e Saúde. Fone: (21) 2868-8456 / 2868-8457
Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente - NESA - UERJ
Boulevard 28 de Setembro, 109 - Fundos - Pavilhão Floriano Stoffel - Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ.
E-mail: revista@adolescenciaesaude.com