Revista Adolescência e Saúde

Revista Oficial do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente / UERJ

NESA Publicação oficial
ISSN: 2177-5281 (Online)

Vol. 15 nº 1 - Jan/Mar - 2018

Editorial Imprimir 

Páginas 6 a


15 anos de trajetória

15 years of trajectory

15 años de trayectoria


Autores: Isabel Bouzas; Evelyn Eisenstein; Felipe Jannuzzi

PDF Português            



Como citar este Artigo

É com grande alegria que, neste ano de 2018, estamos celebrando 15 anos de trabalho da Revista Adolescência & Saúde, periódico científico oficial do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NESA/UERJ). E aqui, mais uma vez, ressaltamos a nossa proposta de, com responsabilidade e constância, gerar reflexão, apresentar inovações, trocar experiências, perspectivas, conhecimentos e saberes, vislumbrando novos caminhos e edificando processos construtivos de expansão profissional sobre as questões de saúde dos adolescentes/jovens.

Estabelecemos transmissão on-line desde 2010, com 653 artigos científicos já publicados. Para se ter ideia da abrangência e procura pelo tema saúde do adolescente, no período entre 01/03/2010 e 31/01/2018, o site da Revista A&S recebeu um total de 3.679.712 acessos. Sempre atravessando fronteiras, no último ano, o site da Revista A&S foi acessado por profissionais de 3.675 cidades, no Brasil e no exterior, abrangendo mais de 160 países de seis continentes.

Fortalecer a interlocução junto às Universidades é um compromisso da A&S, enfatizando a necessidade de incentivar e desenvolver pesquisas que criem valores para a sociedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, acreditamos que a pesquisa precisa deixar um legado. Um passo importante para inovação no cuidado envolvendo a saúde de jovens e adolescentes é encontrar áreas de estudo que possibilitem a boa ciência. Destacamos, assim, a importância do aspecto multidisciplinar das pesquisas, sempre enfatizada em nossa Revista, que engloba a visão e esforços de um conjunto de especialistas, em diversas áreas, que trabalham em equipe em busca de um objetivo comum.

Desenvolver melhores processos e melhores soluções para a área da saúde de jovens e adolescente é a missão do nosso periódico. Nesse sentido, as parcerias - intra e extra Universidade, englobando órgãos governamentais e particulares - ao longo desta trajetória de 15 anos foram, e continuam a ser fundamentais. O estabelecimento de parcerias é vital na edificação de novas ideias, concepções e na abertura de novas oportunidades para o desenvolvimento de projetos que envolvam inovações e novas tecnologias voltadas para a área de jovens e adolescentes.

E aqui continuamos, firmes e fortes, sempre no compromisso de prospectar novas oportunidades, fortalecer o compartilhamento e cooperação entre os profissionais envolvidos, incentivar a pesquisa científica, criar novas ferramentas e descrever soluções viáveis e que propiciem um caminho seguro, sobretudo em tempos de crise, como os atuais.

A mensagem que desejamos passar, com engajamento e entusiasmo, é a necessidade de se ampliar continuamente o olhar, vislumbrando perspectivas futuras, vivenciando a inovação, e realizando pesquisas conjuntas na área de saúde de jovens e adolescentes, sempre fortalecendo-se antigas parcerias e estabelecendo-se novas. Como aplicação e vivência dessas práticas, reverberam-se benefícios para a sociedade.

Esperamos que a nossa Revista seja sempre um espaço de ideias novas, reflexões, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro!
adolescencia adolescencia adolescencia
GN1 © 2004-2018 Revista Adolescência e Saúde. Fone: (21) 2868-8456 / 2868-8457
Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente - NESA - UERJ
Boulevard 28 de Setembro, 109 - Fundos - Pavilhão Floriano Stoffel - Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20551-030.
E-mail: revista@adolescenciaesaude.com