Revista Adolescência e Saúde

Revista Oficial do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente / UERJ

NESA Publicação oficial
ISSN: 2177-5281 (Online)

Vol. 16 nº 1 - Jan/Mar - 2019

Editorial Imprimir 

Páginas 6 a


Compromissos com a saúde dos adolescentes


Autores: Evelyn Eisenstein

PDF Português            



Como citar este Artigo

Cuidar da saúde dos adolescentes é muito mais do que só diagnosticar e medicar quando ficarem doentes e rezar para que fiquem melhores logo e não preocuparem mais a família ou os profissionais de saúde que realizam os atendimentos e as consultas.

Mas exercer Medicina de Adolescentes é extrapolar tudo isso que ocorre no dia-dia dos ambulatórios, hospitais, emergências e consultórios! Precisa-se de compromissos e dedicação profissional com a população de adolescentes e jovens. É optar para ter sempre um viés de saúde, de prevenção dos problemas que causaram a doença, de como estes danos poderiam ter sido evitados através de medidas efetivas ou políticas públicas de saúde. O termo em inglês mais usado para essa dedicação é advocacy, que poderia ser traduzido como uma apresentação e discussão entre profissionais e organizações institucionais de temas específicos e prioritários com a finalidade de influenciar políticas e a alocação de recursos públicos para o aprimoramento da saúde da população, no caso, de adolescentes e jovens.

A promoção de eventos e congressos profissionais, campanhas públicas de educação em saúde e a publicação de estudos, pesquisas e documentos fazem parte das medidas atuais e global de advocacy. Trocar conhecimentos, apresentar os resultados de pesquisas, avaliar os programas de sucesso e seus impactos positivos, assim como as dificuldades e principais obstáculos para a implementação dos serviços de cuidados para os grupos sociais de adolescentes e jovens, são oportunidades únicas para os profissionais que se dedicam a esta causa em prol da saúde.

No evento da Society for Adolescent Health and Medicine (SAHM), que ocorreu em Washington, Estados Unidos, nos dias 6 a 9 de março de 2019, tivemos 273 apresentações entre posters, simpósios, mesas redondas, com importantes atualizações e discussão de grupos de interesse entre mais de 1200 profissionais que atendem ou lidam com adolescentes. Dentre os participantes do evento, somam-se mais de 100 professores e conferencistas de 24 países, sobre uma miríade de tópicos complexos: equidade de saúde e minorias, saúde mental, traumas, suicídio, adolescentes imigrantes e refugiados, LGBTQ+, HIV, HepC -HPV, vacinas, drogas, midias sociais, transtornos alimentares, gravidez entre tantos outros. Resumo do evento e das principais apresentações estão accessíveis online em www.adolescenthealth.org/meetings/2019-Annual-Meeting/Program.aspx e também publicadas online no suplemento vol 64, number 2S do Journal of Adolescent Health www.jahonline.org .

Aqui, no Brasil, teremos o 15º Congresso de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria que irá ocorrer entre os dias 23 a 25 de maio de 2019, em São Paulo, com muitas apresentações e conferências nacionais e latino-americanas, inclusive com a participação do Comitê de Adolescência da Associação Latino-americana de Pediatria (ALAPE). Para mais informações e para ver a programação do evento acesse www.adolescencia2019.com.br .

O compartilhamento de saberes e informações, boas práticas e experiências profissionais nos cuidados de saúde dos adolescentes servem como reflexão e inspiração para todos que muitas vezes enfrentam momentos difíceis na implementação de políticas de saúde e advocacy, com o enfoque na prevenção de riscos médicos e na promoção da saúde integral, interdisciplinar e intersetorial dos adolescentes e jovens. Cada um fazendo sua parte, com ética e responsabilidade profissional. E assim vamos em frente, com ânimo e sempre juntos, para mais um ano de trabalho e compartilhamentos através de nossa Revista Adolescência & Saúde.


Evelyn Eisenstein
Editora científica
adolescencia adolescencia adolescencia
GN1 © 2004-2019 Revista Adolescência e Saúde. Fone: (21) 2868-8456 / 2868-8457
Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente - NESA - UERJ
Boulevard 28 de Setembro, 109 - Fundos - Pavilhão Floriano Stoffel - Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20551-030.
E-mail: revista@adolescenciaesaude.com