Revista Adolescência e Saúde

Revista Oficial do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente / UERJ

NESA Publicação oficial
ISSN: 2177-5281 (Online)

Vol. 16 nº 2 - Abr/Jun - 2019

Editorial Imprimir 

Páginas 6 a


Saúde de Adolescentes: compartilhar e multiplicar saberes


Autores: Evelyn Eisenstein (RJ); Alda Elizabeth Iglesias Azevedo (MT); Maria Sylvia de Souza Vitalle (SP)

PDF Português            



Como citar este Artigo

Congregar é sinônimo de reunir, juntar numa assembleia ou coletivo de pessoas para se compartilhar opiniões e práticas profissionais resultando num consenso coletivo a respeito de algum assunto de relevância com representantes de várias instituições no país. Congressos médicos têm essa finalidade principal, apresentar pesquisas e dados para se obter uma convergência de saberes e então, seguir mais atualizado para atividades futuras.

O 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, com o tema "Os adolescentes do século XXI: mudaram eles ou mudamos nós?", ocorreu nos dias 23 a 25 de maio de 2019, em São Paulo, com a organização da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Foi um exemplo importante sobre a prática de congregar, compartilhar e multiplicar os saberes em relação à saúde dos adolescentes, no Brasil e na América Latina. Estiveram também presentes profissionais representantes do Comitê de Adolescência da Associação Latinoamericana de Pediatria, ALAPE: Colombia, Uruguay, Argentina, Chile, Peru, El Salvador, Honduras e da OPAS (Organização Panamericana de Saúde). Houve também o fórum "fortalecendo as famílias" sobre adolescência, com uma carta produzida e lida para todos os participantes do Congresso pelos próprios adolescentes.

No total, mais de 600 profissionais de saúde de todos os Estados brasileiros estiveram presentes e 263 trabalhos de pesquisas foram apresentados em pôsteres ou orais, com debates e comentários sobre a teoria à prática profissional. Até a poesia pediu passagem e tivemos médicos poetas declamando e alegrando a todos os congressistas. Os temas apresentados foram locais, nacionais e universais, desde o projeto AA-HA da OMS, sobre aceleração das ações em saúde dos adolescentes, como também gestação, drogas & alcool, doenças crônicas, saúde digital, vacinação, saúde oral, violência, abuso sexual, refugiados e imigrantes, questões de gênero com depoimentos das Mães pela Diversidade, entre tantos outros.

Foram registrados momentos únicos de encontros, congraçamentos e muitos abraços, além das oportunidades para os novos profissionais encontrarem colegas e seus professores. E assim, discutirem mais possibilidades de pesquisas, trabalhos e ações de prevenção, tratamento e acompanhamento da Atenção à Saúde Integral dos Adolescentes. Também foram debatidas políticas públicas e a necessidade de mais ações governamentais de proteção à população de adolescentes & jovens, com representantes da Secretaria de Saúde de São Paulo e do Ministério da Saúde, além dos profissionais da SBP-SPSP presentes. Foram entregues certificados de reconhecimento profissional às Dras. Maria Veronica Coates, Albertina Takiuti Duarte, Maria Ignez Saito e Monica Borile, que mereceram os aplausos de todos pelas relevantes ações na área da Saúde de Adolescentes.

E o tempo não para... E mais congressos estão planejados para acontecer em Barranquilla, Colômbia, organizado pela CODAJIC, nos dias 23 a 26 de Outubro de 2019, e também na Costa Rica nos dias 27 a 29 de Maio de 2020, e a seguir teremos o Congresso Internacional em Lima-Peru, organizado pela IAAH (International Association for Adolescent Health) nos dias 5 a 7 de novembro de 2020. Assim, temos todos os motivos para reunir, apresentar e publicar os trabalhos de pesquisa sobre Saúde dos Adolescentes, para dividir e multiplicar os conhecimentos de todos! É preciso manter as energias, o entusiasmo e a dedicação profissional, os adolescentes merecem e as gerações agradecem!


Nota

Através do website da International Association for Adolescent Health (IAAH), redes de informações, os próximos eventos e atualizações sobre a Medicina de Adolescentes estão disponíveis. O endereço é www.iaah.org
adolescencia adolescencia adolescencia
GN1 © 2004-2019 Revista Adolescência e Saúde. Fone: (21) 2868-8456 / 2868-8457
Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente - NESA - UERJ
Boulevard 28 de Setembro, 109 - Fundos - Pavilhão Floriano Stoffel - Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20551-030.
E-mail: revista@adolescenciaesaude.com